terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Será que a noite de Lisboa está preparada para os copos reutilizáveis? [Post em actualização]


Como muitos de vós já devem sabem, Lisboa irá ser a capital Verde Europeia em 2020, e com ela, um conjunto de iniciativas verdes capazes de honrar a capital de Portugal. Já no início de 2019, dou por mim a fazer este post. Na verdade, só existe um ano para se tomar as tais iniciativas e uma delas é acabar com os plásticos descartáveis na noite Lisboeta, anunciado em Julho deste ano ("Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020" - DN).

Mas passados estes meses, dou por mim a estar no Cais do Sodré, lugar que frequento regularmente à noite, com o meu copo reutilizável a consumir cerveja ou outra bebida, ou então não! Confesso que há vezes que me esqueço do meu copo em casa, mas nas últimas vezes ele tem estado na minha mala.

É um copo de uma marca que não é de cerveja, mas sim de chá, a Pleno. Fiquei com ele porque na ComicCon Portugal este ano, os copos eram oferecidos e não eram reutilizáveis (???). Dei por mim a perguntar, ao promotor da marca, o que faziam aos copos que as pessoas entregavam e respondeu-me com a maior sinceridade "Vão para o lixo". Mas onde eu quero chegar com esta conversa é que esse copo alem de ser bonito tem 2 marcas de volume, 20 e 25 dL, então passou a ser o meu copo de companhia.

Ultimamente tenho feito esta "pesquisa" e decidi partilhar convosco, à media que experimento certos bares, saber qual a reação dos colaboradores e o que acontece realmente quando apresento o meu copo! Este post vai estar em permanente actualização porque podem sempre ser acrescentados novos bares. 

CAIS DO SODRÉ

- Sabotage (3/11/18)
Fui assistir a um concerto em Novembro do ano passado e fiquei muito contente com os copos reutilizáveis do Sabotage. Com uma caução a pagar, lá fomos nós buscar as nossas "jolas" para o concerto. Um final feliz, com a devolução da caução, e por isso MISSÃO CUMPRIDA!

- Black Tiger (29/12/18)
Este bar é conhecido pelos seus preços low-cost da noite do Cais. Neste dia, antes de ir jantar com o meu melhor amigo, fomos lá beber uma imperial. Levei o meu copinho e com toda a simpatia perguntei se o podia utilizar, como não me espantou, o barman disse que tinha que utilizar os copos de plástico comuns. Mostrei-lhe que o copo tinha marca e foi novamente negado. Então propus-lhe a solução de encher o copo do meu melhor amigo, despejar para o meu e depois voltar a encher o copo dele. Mas este meu discurso foi totalmente ignorado pelo barman e quando acabava de falar, já estava com dois copos de imperial a serem cheios... Portanto MISSÃO FALHADA.

BAIRRO ALTO

- Semáforo (26/01/18)
Confesso que este é dos spots mais baratos do Bairro Alto e fiquei bastante contente por já terem copos reutilizáveis e além disso, quem opta pelos copos descartáveis paga mais 0,10€! MISSÃO CUMPRIDA!