quarta-feira, 5 de agosto de 2020

O que fazer com radiografias velhas? Reciclar e Reutilizar


Radiografias que estejam em casa, o que fazer com elas? Hoje deixo aqui sugestões para reencaminhar e/ou reutilizar da melhor maneira possível.

Recentemente fiz uma arrumação no sótão e encontramos num armário a colecção das radiografias da família. Já têm muitos anos e não têm valor de diagnóstico, muito desactualizadas.
Nos dias que correm já não é comum entregarem chapas de raio x, são em formato papel - mais económicas e amigas do ambiente. 
As que encontrei cá por casa, separei os envelopes para a reciclagem e não sabia o que fazer com as chapas de raio-x, por isso fui pesquisar! Hoje dedico este post às sugestões para reencaminhar e/ou reutilizar da melhor maneira possível.


1. Entregar para Reciclar - AMI

Esta talvez seja a forma mais fácil e mais conhecida de reencaminhar as radiografias. Esta campanha de recolha de radiografias é feita anualmente, onde as pessoas podem deixar nas farmácias aderentes as radiografias com mais de 5 anos ou sem valor de diagnóstico.
Esta reciclagem é importante para evitar que as radiografias vão parar a aterros e consequentemente contribuírem para a contaminação do ambiente. Com esta campanha também irás reduzir a extracção dos recursos utilizados para as fabricar.
A recolha contribui como uma fonte de receitas para ajudar a AMI no seu trabalho.


Também através da WasteApp podem saber qual o ponto mais próximo para entregarem as vossas radiografias (e outros objectos que não saibam como reencaminhar para a reciclagem).

2. Reutilizar (como é óbvio!)

Este é sem dúvida o meu favorito! Há umas radiografias muito interessantes que vou aproveitar para reutilizar, nomeadamente as que são de quando entortei o dedo, parti o pulso e umas que mostram a caixa torácica. 
Já pensaram em transformar num abajur? Tenho uma radiografia tal e qual a esta! Por isso vou personalizar um candeeiro que tenha!


Fonte: 9gag

Estes candeeiros são bastante giros e podem ser feitos com garrafas de vidro e umas luzes de natal! Podem ser um presente muito giro! 



E como peça de roupa ou acessório? A imaginação não tem limites e ficam aqui umas imagens para que vos cultive a vossa criatividade! 





Este é sem dúvida o meu favorito. Como guardo folhas de outros cadernos e folhas de rascunho para usar em apontamentos, esta seria uma ideia para levar um molho dessas folha e levar a encadernar (ou encadernar artesanalmente) juntamente com uma radiografia a fazer de capa! 
 



3. Grupos de trocas ou doações

Há por aí grupos de destralhe espalhados pelo Facebook onde poderá haver alguém que tenha interesse nas radiografia, por exemplo para os seus ofícios. 
Até podem existir artesãos ou artistas que possam necessitar deste recurso. Estas chapas são muitas vezes reutilizadas por artistas de stencil.
Um website que facilita trocas e doações é a Freecycle - https://www.freecycle.org/ - Vale apena espreitarem pois podem procurar pela vossa area de residência e podem procurar/oferecer/trocar objectos que precisem.  


Bem, agora vou escolher as radiografias mais giras para reutilizar e as restantes vou encaminhar para a AMI!
Fonte Imagem: Pexels

Sem comentários:

Enviar um comentário