terça-feira, 14 de julho de 2020

Como consumir menos plástico? 7 dicas para reduzir o uso do plástico no dia-a-dia


Quando se deu a invenção do plástico, mal se sabia que iria tornar-se um problema por diversas razões, contudo, ainda podemos contornar este problema, consumindo menos plástico. E com Julho a ser marcado pelo desafio Plastic Free July, hoje partilho 7 dicas para reduzir o uso do plástico no dia-a-dia!


O plástico, como polímero sintético, apareceu no início do século XX, com a finalidade de substituir matérias primas naturais, como a madeira e o marfim, mas com características duradoiras. Mas mais tarde e com mais inovação pelo meio, com baixos custos de produção, chegamos ao que chamamos de plástico descartável. Um feito importante para a evolução no mundo da medicina e alimentar, pois sem os descartáveis, a evolução nestas industrias/serviços não teria sido a mesma que conhecemos actualmente. 
Mas o problema foi mesmo o descartável ter-se tornado um estilo de vida como ilustra a capa da revista Life em Agosto de 1955.




Entranhou-se nos padrões de consumo rápido e a minha geração já nasceu e cresceu nele. Mas podemos dar a volta a este problema! Podemos consumir menos, podemos resgatar as tradições antigas e viver um estilo de vida mais sustentável. Para isso deixo-vos aqui umas dicas que podem incorporar para reduzir o uso do plástico no dia-a-dia! Além disso, já calculaste a tua pegada de plástico? Vê aqui como podes fazer e comenta o teu resultado!

1. Primeiro, perceber o que (e quanto) estamos a consumir
Este passo é importante para podermos ter uma percepção da quantidade de plástico que estamos a consumir no dia-a-dia. O maior input de plásticos descartáveis vêm das compras, por isso é bom perceber aquilo que compramos para mais facilmente procedermos à substituição por uma alternativa mais sustentável. E depois desta auditoria, é mais fácil planear as próximas compras e verificar que precisamos de ir menos vezes ao contentor despejar plástico (aquele que é reciclado, mas nem todos o são!). Até mesmo perceber se existem alternativas caseiras e com pouco desperdício para substituir aquele alimento processado (por exemplo fazer bebida vegetal de aveia em casa).

2. Nas compras - levar os sacos reutilizáveis!
Sim, isto é algo a não esquecer. Nos últimos tempos e com as novas medidas da união europeia relativamente ao plástico descartável, as grandes superfícies já oferecem a possibilidade de comprar a um preço acessível os sacos reutilizáveis para a fruta e legumes. Na sua maioria são de rede sintética, contudo, vai valer a pena para evitar o uso de sacos de plástico! O mesmo acontece para as compras, aqueles sacões reutilizáveis duram anos! Para o pão, apesar de ser mais comum ver sacos de papel (em alguns casos, com aquela janelinha de plástico), também podemos evitar este resíduo. Por isso toca a ir cuscar o enxoval da família e muito provavelmente vão encontrar lá um saco do pão bordado pela vossa avó!

3. Usa uma garrafa e copos (termo) reutilizáveis
Esta até nem requer muito investimento. Que tal utilizar uma garrafa de vidro de água ou até uma garrafa de polpa de tomate? Melhor que isto não há, caso se parta é reciclável!
Agora podemos investir numa de melhor qualidade e mais cool. Actualmente existe uma oferta gigante de garrafas reutilizáveis, contudo há que comprar com qualidade, se não, estão sujeitos a que passado uns tempos essas garrafas de metal ganhem ferrugem e a emenda sai pior que o soneto!
O mesmo se aplica aos copos reutilizáveis, nomeadamente os térmicos, ideais para levar o cafezito. Também é um investimento que com a escolha certa, vos irá durar imenso tempo.
Agora, se não querem investir naqueles copos térmicos xpto, podem optar por frascos de vidro pequenos que tenham o tamanho ideal para recolher café. 
Fiquem atentos que em breve sairá no Instagram e Tiktok (@reutilizaramente) um DIY em que vou tornar o meu frasco mais apropriado para recolher e transportar café!

4. Se tiveres opção de escolha, escolhe comprar sem plástico
Isto aplica-se a todos os corredores nas compras. Se tivermos opção de escolha, materiais como o metal e o vidro são os mais indicados, porque a sua reciclagem é fácil e pode ser transformado de novo sem perder as suas propriedade (ao contrario do que acontece com certos tipos de plástico). Em último caso, tens sempre o cartão, mas também é um material a ser poupado.

5. Conservação na cozinha sem plástico
Outro aspecto numa vida sustentável é combater o desperdício de comida. Para isso a sua conservação é importante e já existem boas alternativas à película aderente que não é reciclada. Cobrir taças com pratos, com restos de tecido, usar frascos para conservar comida se não tivermos caixas plásticas e assim evitamos de compra-las (ou usar aquilo que temos disponível em casa), os envoltos de cera de abelha ou soja, são um conjunto de soluções mais em conformidade com a redução dos plásticos na vossa vida.

6. Sólidos na Casa de Banho
Além da comida, é na higiene que vemos a quantidade de plástico que consumimos ao longo dos meses, em Champôs, escovas de dentes, pasta de dentes, lâminas de barbear descartáveis, enfim, uma panóplia de objectos com os quais já existem boas alternativas. Substituir o champô pela opção sólida pode parecer um investimento, pois são mais caros que o champô habitual, mas vou vos contar uma coisa, duram muito mais tempo! Já usei champô sólido que me durou pelo menos 5 meses, e agora menos porque tenho o cabelo comprido. O mesmo se passa com o sabonete sólido que podem comprar e transformar em líquido. Escovas de dentes de bamboo, pasta de dentes sólida (comprada ou feita em casa), lâminas de barbear de metal, discos para remover maquilhagem reutilizáveis (Em breve disponíveis na loja UPTOYOU feitas com retalhos de tecido e de toalhas de algodão), esponjas naturais e opções para uma menstruação sem recurso aos descartáveis, para todos os gostos.
 

7. Leva comida de casa!
Além de saberes o que estás a comer estarás a poupar uns trocos e a evitar a produção de lixo! É verdade que com a proibição até 2021 dos plásticos descartáveis, os restaurantes de fast-food têm vindo a adaptar-se, contudo ainda existem muitos em que esta transição não se verifica. Por isso, leva a tua comidinha, com os teus talheres de metal e desfruta do teu almoço saudável e mais económico!


Se depois destas possíveis trocas ainda não ficaste motivado para uma vida com menos plásticos, segue-me na página do Instagram @reutlizaramente!
Não te esqueças que pequenas mudanças fazem grande feitos! 

Fontes:
Imagem 1 - Imagem de Hans Braxmeier por Pixabay
Freinkel, S. (2012). Plástico, Un idilio tóxico. 1st ed. Buenos Aires: Tusquets Editores, S.