sexta-feira, 3 de julho de 2020

RIP Copo Menstrual - O que fazer quando cai pela sanita a baixo



O pior dos meus receios aconteceu, deixei cair o meu copo menstrual pela sanita abaixo! E agora o que fazer?

Nunca teria imaginado este cenário se não fosse há uns meses, uma publicação curiosa no grupo de facebook "Lixo Zero - Portugal". Esse post era de uma senhora que tinha deixado cair o seu copo menstrual na sanita e não sabia o que fazer: ficar ou largar? Eis a questão.
Como me pareceu uma coisa que poderia acontecer, pus me a ler os comentários de quem já tinha passado o mesmo, e daí ficou a ideia do - "Vais ter que comprar um novo". E com este pensamento e medo fiquei.

Até que chegou o dia em que aconteceu, escapou-me das mãos! E confesso-vos que naquele momento fiquei em duvida se iria manter ou deitar fora com apenas 2 anos de vida. Mas antes de tomar qualquer decisão, fui pesquisar.

Durante a pesquisa lembrei-me daqueles meus conhecimentos de Bioquímica e de que por alguma razão se utiliza a autoclave a esterilizar a 121ºC  porque existem bacterias que formam um género de uma cápsula que as tornam resistentes e daí ser necessário chegar a essa temperatura para poder ser feita uma esterilização eficiente. E por isso a água a ferver pode não ser suficiente para combater microorganismos mais resistentes, pois só se consegue atingir os 100ºC.
Álcool NÃO é aconselhado, isto porque o álcool reage com o silicone e danifica o copo, por isso nem experimentem.

Depois de alguma pesquisa, cheguei à conclusão que era melhor prevenir do que remediar e por isso decidi comprar um novo. Enquanto isso, continuo a utilizar os pensos reutilizáveis de pano, que também são uma boa opção.
Se vos acontecer e se tentarem desinfectar, estão por vossa conta em risco e podem desenvolver  alguma infecção que possa se tornar mais grave. Não sabemos que bicharocos andam nas nossas sanitas!

Independentemente, com os dois anos que já tinha, deu praticamente para pagar o seu uso, tendo em conta os seguintes dados (Deco Proteste):

  • Pensos descartáveis - 62€ e 5,3 Kg de resíduos produzidos
  • Tampões - 48€ e 1,6 Kg de resíduos produzidos
  • Copo menstrual -  30€ e 20 g de resíduos produzidos

Por isso o balanço é positivo!

Agora vou comprar o meu novo copo, e talvez experimente um daqueles com argola para puxar. Pode ser que não escapem tão facilmente!
E a vocês? Isto já vos aconteceu?