quinta-feira, 18 de junho de 2020

UPTOYOU - Como (re)nasceu o meu projecto de Upcycling!



Chegamos todos a uma fase da nossa vida em que reflectimos acerca do nosso rumo e sobre aquilo que andamos por cá a fazer. Bem, venho contar-vos que no meu caso cheguei à conclusão que não devia de ignorar o meu sonho de poder trabalhar em algo que me dá prazer, nem que seja como hobby. A minha paixão por transformar objectos, que teriam como destino o lixo, levou-me a tomar a decisão de tornar o meu projecto pessoal mais sério e, quem sabe, cultivando de modo a que um dia possa viver dele. Assim (re)nasceu a UPTOYOU - Upcycling Bazaar!

Para quem já me conhece e acompanha o meu blog, sabe que eu sempre tive jeito para as artes manuais, para personalizar e reutilizar roupa e já pude partilhar algumas das coisas que fui fazendo. Mas o conceito da UPTOYOU surgiu durante a minha estada de 6 meses pela Argentina.

Buenos Aires é uma cidade onde se respira cultura e foi onde pude potencializar a minha criatividade artística graças aos estímulos que esta cidade me dava. Mesmo com uma tese por fazer (e foi concluída com sucesso) desdobrei-me para poder fazer workshops e aprender técnicas artísticas que não dominava como a serigrafia, bordado e entre outros. Com isto fui alimentando a ideia de fazer um re-branding, despegar-me do blog e começar uma coisa à minha imagem, uma coisa mais moderna e que este meu hobby fosse levado mais a sério e com a missão: Evitar o desperdício têxtil.

E assim surgiu a UPTOYOU. Apesar de não ser um nome nada surpreendente e original, tem um conceito por trás. Começou por um moodboard com vários nomes e queria um que estivesse relacionado com a palavra “UPcycling”, que é a base do projecto. Veio-me à memória uma musica que gosto muito: UP 2 U – Walk the moon. E o projecto puxa um bocado por isso, "It's Up to you to make better choices", como está ao teu encargo tomares melhores decisões aquando estás comprar algo. Por isso, já tinha nome, banda sonora e só faltava por as mãos à obra mas… Tinha uma tese por escrever.


Portanto combinei que só iria aplicar-me neste meu pequeno projecto depois da tese e foi o que fiz! Em Dezembro, estava meio despachada e já pude explorar algumas coisas. Queria fazer as coisas como deve de ser, tirar boas fotografias, aperfeiçoar técnicas, e tinha como data de lançamento 20 de de Fevereiro (20/02/20). Mas a vida dá voltas, e algumas peripécias menos boas fizeram adiar o projecto para Março. Ora, Março ia ser um mês em cheio, tinha  as fotos planeadas, ia fazer mais uns workshops, novamente com planos de ver tudo a recompor-se - E BANG, veio uma Pandemia para deitar todos esses planos por água abaixo.
Não foi nada fácil o inicio desta quarentena, acho que se passou o mesmo com toda a gente. Mas lá consegui recompor-me, meter mãos à obra e não desistir do meu projecto que acabou por ser a minha tábua de salvação neste período. Improvisei um estúdio fotográfico, pude tratar das minhas peças de uma maneira mais cuidada, a minha criatividade cresceu e criei mais peças de roupa e outros acessórios!  

Por isso convido-vos a conhecer a UPTOYOU! Que pode ser um pequeno projecto e que tem a ambição de crescer e ganhar um impacto maior e para isso conto com vocês!
Este projecto acredita que em cada peça de roupa existe uma história e merece uma segunda oportunidade. Do mesmo modo, se pode recuperar e reinventar com os recursos que já existem, dando-lhes uma nova vida e quem sabe uma nova função! E tem como missão:

  • Reutilizar, recuperar e personalizar com criatividade peças de roupa e outros objectos;
  • Evitar o desperdício têxtil;
  • Permitir a circularidade da roupa e dos objecto;
  • Criar novos objectos a partir do desperdício.

Por agora podem encontrar peças de roupa únicas (recuperadas e personalizadas) e outros acessórios feitos com restos de tecido. Por isso, para conhecerem mais este meu pequeno negócio, podem seguir a página do Instagram e a página Depop!


Fico à espera do vosso feedback!