quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Greenfest 2017 - O Evento que tem tudo para ser mais sustentável


Todos os anos tenho ido ao Greenfest com muito agrado. Além de ser perto da minha terra natal é um evento que reúne empresas, palestras, workshops, marcas e afins. É sem dúvida o evento que reflecte o plano português em relação à Sustentabilidade. Mas este evento tem tudo para ser ainda mais sustentável!

Como é óbvio, existem algumas coisas que podiam ser melhoradas. Sendo o plástico um dos grandes poluidores do mundo, poderia haver uma redução do consumo do mesmo, no evento. Vi que os showcooking usavam plásticos biodegradáveis (Like!), até porque eles não aguentavam altas temperaturas, acabando mesmo por derreter com chocolate quente.
Mas o problema não está na organização do Greenfest em si, mas sim das empresas que por lá andam. Acho que era de valor o Greenfest oferecer algum tipo de formação às grandes empresas que estão a divulgar os seus maravilhosos produtos, incentivando-as a reduzir o consumo de plástico. Tanto copo de plástico que foi gerado num espaço de 4 dias! Até mesmo os de cartão.  Sobre este tópico, até acho que a malta do movimento Lixo Zero não se importava de dar uma mãozinha! 

No primeiro dia que fui, já nem me lembrada desse pormenor das "ofertas" em copo de plástico. Cheguei mesmo a reutilizar o mesmo copo para varias coisas. No segundo dia que fui já levei um aliado, um copo portátil e reutilizável! Este é talvez um daquele brindes mais úteis que alguma vez recebi. Recebi no Festival Sol da Caparica para incentivar às pessoas a beber água das torneiras disponíveis por todo o recinto de festival. Então tá fui para o Greenfest com o meu copo maravilha que não ocupa espaço nenhum pois é compactável. 

Com tantas alternativas para resolver este problema, pode ser que possam ser tomadas no futuro. Por exemplo, o aluguer de copos, é algo que está a ser implementado em festivais e está a ser bem aceite pelo público em geral. Ainda me lembro quando vi à 2 anos atrás no Greenfest, uma das empresas que fabrica este tipo de copos reutilizáveis. 

Mas nem tudo é feito de críticas, apesar de construtivas. Também gostei bastante de conhecer novas marcas de produtos sustentáveis e noto que o mercado esta a crescer pouco a pouco. Desde produtos biodegradáveis a produtos fair trade, de tudo se encontrava por lá. Em particular fiquei a conhecer melhor a Planetiers que oferece um grande leque de produtos sustentáveis online, devem ir lá espreitar. Igualmente a Fair Bazaar também oferece produtos sustentáveis e fair trade muito originais!

Adorei conhecer a Alinhavo, uma causa que alerta para o consumos sustentável de roupa, e tivemos direito a um workshop onde nos ensinavam a reutilizar e modificar a nossa roupa. Como eu gosto destas coisas!

O projecto Life In Plastic também me chamou à atenção. Foi interessante a montagem que fizeram com os plásticos de modo a tentar simular um oceano cheio deste poluente. E a ideia é sair com uma consciencialização sobre o assunto.

Em breve irei postar um vlog sobre o evento, fique atentos e subscrevam ao meu canal do Youtube aqui.

Até para o ano Greenfest!